SPDM, Instituto Kairós e Laços do Agro firmam Acordo de Cooperação Técnica para fornecimento de alimentos da agricultura familiar nos Centros de Educação Infantil (CEIs)
Laços do Agro
Parceria conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME)
Na última quarta-feira (16), a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, o Instituto Kairós e o Laços do Agro firmaram um Acordo de Cooperação Técnica com o intuito de aprimorar a gestão de compras de alimentos da agricultura familiar para creches da cidade de São Paulo gerenciadas pela SPDM.
“Essa parceria demonstra o compromisso da nossa instituição em ofertar uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos para os alunos que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIs) que gerenciamos”, afirma Dr. Ronaldo Laranjeira, diretor-presidente da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.
O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes e prevê a execução de um projeto-piloto para avaliação da viabilidade técnica e operacional de uma plataforma tecnológica desenvolvida pela Laços do Agro LTDA que irá otimizar a compra de alimentos para as unidades de educação que a SPDM administra. A ideia é que o projeto se expanda para outras CEIs da rede.
“A SPDM, na condição de gestora de unidades educacionais conveniadas à rede pública municipal de ensino de São Paulo, busca trabalhar para a implementação de soluções tecnológicas que otimizem a compra e distribuição de produtos oriundos da agricultura familiar”, declara o Dr. Nacime Mansur, superintendente das Instituições Afiliadas da SPDM e do Hospital São Paulo.
A implementação deste projeto-piloto está alinhada com os princípios estabelecidos na Lei n.º 11.947/2009 e nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que prioriza a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar para compor a merenda escolar das instituições públicas e conveniadas.
Além disso, o acordo está alinhado à Lei Municipal n.º 16.140/2015 e seu Decreto Regulamentador nº 56.913/2016, que estabelecem a inserção de alimentos orgânicos e agroecológicos na alimentação escolar da cidade de São Paulo.
24 de abril de 2025: Fonte: SPDM
Laços do Agro
Publicacao da Lacos do Agro